Olívia Te Leva

Uma mochileira pelo mundo

Roteiro Europa: 5 países para fugir do inverno

Posted by

·

Quando comecei a planejar meu roteiro do mochilão de 6 meses, eu sabia que queria fugir do inverno! Comecei a viagem em agosto, último mês do verão europeu, e sabia que precisava escolher os lugares certos para não morrer de frio.

Coincidentemente (e ainda bem!) os países que mais queria visitar eram todos mediterrâneos, e claro, pelo clima naturalmente mais quente, isso ajudou muito.

A verdade é que a na Europa pode fazer frio o ano todo, mesmo no verão, como é o caso do Porto, onde moro, por exemplo.

Ilha de Faro, Portugal

Vou aqui então deixar, em uma ordem geográfica (e desordem temporal), o roteiro do meu mochilão, em que consegui fugir do frio 90% do tempo! hahaha

1º Sul de Portugal (Setembro)

Lagos, Portugal

Ahhhh o Algarve…. como eu amo esse lugar! É a região mais quente do país e as praias são simplesmente das mais lindas que ja vi até hoje.

Não se engane, mesmo que, o clima de Portugal seja realmente mais ameno, em setembro, principalmente se estiver no norte, já pode fazer frio, portanto procure regiões mais a sul, que realmente são mais quentinhas até meados de outubro.

Nesta região, vai encontrar uma vegetação já meio misturada com a norte africana, mais rateira e seca. Além de casinhas brancas por todo lado, ao estilo Grego. E o sol do nosso Brasil. Tudo de bom!

2º Barcelona, Espanha (Janeiro)

Barcelona, Espanha

Particularmente, o clima da Espanha, me agradou muito, principalmente desta parte do país. Passei 3 dias em Barcelona no final da minha viagem, pleno janeiro e a temperatura estava super agradável, entre 15-18 graus, além de muito sol e sem nuvens!

É uma cidade com personalidade, beleza e arte. Nunca tive particular interesse em conhece-lá. Fui apenas porque ouvi tão bem durante toda minha viagem (e, vida!). E, realmente, achei encantadora.

3º Italia (Agosto)

Roma, Itália

Fui para Italia em agosto e se você quer calor então ta no país certo no mês certo. Fui com uma amiga e fizemos norte sul. Milão estava chuvosa e mais fria. Mas de resto, passei por umas quase 10 cidades e todas estavam bem ensolaradas.

É um país muito importante para nossa cultura como é entendida hoje. Além disso, qual país no mundo tem tantas cidade famosas e turísticas reunidas num só? Bem poucos.

4ºAtenas, Grécia (Novembro)

Atenas, Grécia

Cheguei na Grécia em novembro e, gente, não passei frio nenhum! As vezes a noite batia um ventinho mas estava sempre de camisa curta e short, até entrei no mar em pleno outono europeu hehehe.

Foi muito mágico passar quase um mês em Atenas e conhecer esta cidade fantástica que me despertou para tantas coisas na vida. Foi na Grécia que aprendi e perdi o medo de falar inglês… Além das muitas vezes que chorei de emoção aqui, só por estar andando numa rua arborizada.

Acredito que ao norte da Grécia nesta altura e nas ilhas seja mais frio. Mas Atenas é bem ao extremo sul e portanto, quentinha.

5º Antalya, Turquia (Dezembro)

Antalya, Turquia

Ok, estamos na pontinha da Europa e bem mais na Ásia sinceramente. Mas passei um mês no sul da Turquia em Dezembro, auge do inverno, e passei pouquíssimo frio! À noite, por ser no meio das montanhas, e por dormimos numa cabana, literalmente, fazia mais frio, mas… Entrei no mar várias vezes, água quente, clima agradável.

Quando meu voluntariado estava acabando, queria muito conhecer a Capadócia e Istambul, mas estava desanimada porque sabia que a Antalya era o lugar mais quente do país. Mesmo assim, não resisti e fui, no natal, dia 25 de dezembro, dia que cheguei na Cadapocia, nevou, coisa rara por lá, e foi a primeira vez que vi neve. Nem preciso dizer que foi muito emocionante e até valeu a pena as temperaturas negativas e congelantes hahaha. Istambul estava mais quente, mas ainda sim, fria!

Conclusão do post

Sempre vá a Sul de algum lugar! hahahaha

Sul de algum lugar

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários! 🙂

Sobre a autora

Avatar de Olívia Máximo

Amo me comunicar e me conectar com pessoas. Amo viajar, ler e escrever. Sou arqueóloga, mineira e mochileira de 24 anos. Saí do Brasil aos 20 anos para estudar e a partir daí comecei a aprender a viajar de forma desapegada! Vamos conhecer este mundo juntos?

Leave a Reply

%d